13 de maio de 2009

Rola a pelota, rola o mundo

O futebol se faz presente na vida do brasileiro desde muito cedo, tornando-se parte do cotidiano, do cenário que o circunda.

Desde o menino com seu time de botão e sua bola de meia ao adulto que entoa cantos nos estádios e enverga orgulhoso as cores do seu time.

Eduardo Galeano, em seu livro “Futebol ao sol e à sombra” diz: “A paixão mais compartilhada: muitos adoradores da bola jogam com ela nos gramados e nos campos de terra, e muitíssimos mais integram a teleplatéia que assiste, roendo as unhas, ao espetáculo proporcionado por vinte e dois senhores de calção que perseguem a bola e, aos pontapés, demonstram o seu amor.”

Platéia, ou teleplatéia, composta de indivíduos com particularidades divergentes, que possuem qualidades, defeitos, manias, sonhos, ambições, enfim, uma série de características que os difere.

São indivíduos unidos por um sentimento que envolve somente aqueles que respiram futebol. Quais são os elementos que os insere nesta condição?

Durante o mês de junho de 2006, período da Copa do Mundo realizada na Alemanha, o futebol tornou-se o conteúdo de destaque no universo online brasileiro. Sucesso proporcionado pelos 5,5 milhões de acessos às notícias veiculadas ao tema. (Cibercultura esportiva: O Esporte sob a influência dos blogs).

No estudo “Jornalismo Esportivo no Vale do Itajaí” é afirmado que a quase totalidade de veículo impressos catarinenses possuem uma seção destinada ao esporte local, regional e nacional.

Rogério Mossiman, em sua dissertação de mestrado, que aborda as implicações da internet na mídia: “Em dezembro de 2006, quando o Internacional sagrou-se campeão mundial de clubes, foram batidos diversos recordes de audiência do ClicRBS, desde as páginas de esportes até o blog do Fernandão (jogador do clube e o mais acessado e comentando entre todos os publicados). No dia da chegada do time à Porto Alegre, o site teve mais de 300 mil acessos”.

São dados dos anos de 2007 e 2006 respectivamente. Considerando o avanço da tecnologia e os mais novos recursos disponíveis, apesar destes dados ainda poderem ser utilizados como uma estimativa, são uma estimativa defasada da abrangência da acessibilidade das notícias sobre futebol atualmente disponíveis.

O site Futebol Interior é um exemplo de êxito, registra cerca de 15 milhões de visitas ao mês. Destes acessos, os dados que compõe o perfil do seu público é de 64% homens que possuem entre 21 a 29 anos.

Seu diferencial encontra-se nas informações dos campeonatos negligenciados pela mídia, embora contenha também dados dos tradicionais Campeonatos Estaduais e Nacional. (A bola na rede: o site www. futebolinterior. com. br e sua consolidação como mídia).

Uma pesquisa realizada entre os torcedores do Paraná obteve números equivalentes ao que diz respeito ao perfil primário dos torcedores que utilizam a internet como meio de informação sobre seus times.

Dos pesquisados, 34% acessam o site do clube e 32% acessa além do site do clube outros que possuem notícias esportivas. Reforça-se o dado de que os torcedores do sexo masculino são maioria (66%) e as faixas etárias ficam entre 15 a 25 anos (60%) e 26 a 35 anos (27%). O interesse principal concentra-se na exibição dos gols (41%), nas fotos, imagens e músicas (38%) disponíveis e na história específica do seu clube (37%).

No site da Revista Placar, os últimos dados sobre os internautas são de pesquisa realizada em 2007. Os homens constam com 94% e a idade entre 25 e 64 anos com 82%.

A diferença notada nos resultados da Placar pode ser explicada pelo fato de ser um site que possui um exemplar impresso, no caso a Revista Placar.

Outro site com ligação intima com outro meio é o site do GloboEsporte.
O site do GloboEsporte além de funcionar como uma extensão do programa televisivo, possui um design cuidadosamente elaborado para o seu público.“O layout da página é bastante atraente ao público. Utiliza elementos que chamam atenção do leitor, como por exemplo, fotos e vídeos, além do uso de cores expressivas e que possuem um significado relacionado ao conteúdo proposto”, diz Andressa Torresilha em seu estudo do site.

Sendo assim, novamente aparecem os recursos audiovisuais como chamariz para o leitor, como foi apontado na pesquisa com os torcedores paranaenses sobre suas preferências.
“A imagem é ainda uma das principais
ferramentas de atração na internet. Sabendo disso o site globoesporte.com não
perde a oportunidade de utilizar tais ferramentas para conquistar seu público
on-line e televisivo.”
(As potencialidades hipermidiáticas do site globoesporte.com).
Como o São José em Campo entra nessa história

Tendo como base os estudos e dados aqui apresentados, o blog São José em Campo oferecerá um tratamento diferenciado aos seus leitores.

Precisão e fácil acessibilidade da informação, recursos visuais em grande quantidade, fotos dos times, dos lances que ocorreram durante os jogos, dos entrevistados, tudo que possa permitir uma interação eficaz com o conteúdo apresentado.

O design do blog visa ainda associar-se ao sentimento que faz parte dos apreciadores de uma boa partida: que o jogo não termine nunca no gramado.

Foto:Janine Costa

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